quarta-feira, 17 de março de 2010

Lições & Metáforas

1.A lição de Alice

Leia antes o texto é de Lewis Carroll, novelista inglês, autor de dois livros clássicos contendo as histórias de Alice.

Um dia, Alice chegou em uma encruzilhada na estrada e viu um árvore.
- Que estrada eu tomo agora? – perguntou.
O gato respondeu, perguntando:
- Para onde você quer ir?
- Não sei – respondeu Alice.
- Então – disse o gato – não faz diferença.
JOGO RÁPIDO
O que você aprendeu com Alice?

2.A lição do jardineiro
Autor desconhecido (Adaptação)
Nos Estados Unidos, a maioria das residências de classe média alta tem por tradição um belíssimo gramado na frente, e diversos jardineiros para fazer a manutenção. Um dia, um executivo de marketing de uma grande empresa contratou um desses jardineiros.
Chegando em casa, o executivo viu que era um garoto de apenas 15 ou 16 anos, mas como já estava contratado, pediu para que o garoto executasse o serviço. Quando já havia terminado, o garoto solicitou ao executivo permissão para utilizar o telefone, no que foi prontamente atendido.
- A senhora está precisando de um jardineiro?
- Não. Eu já tenho um. – foi a resposta.
- Mas, além de aparar a grama, eu também tiro o lixo.
- Isso o meu jardineiro também faz. – disse a voz do outro lado.
- Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço – disse ele.
- Mas o meu jardineiro também o faz. – insistia a senhora.
Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.
- Bom, mas o meu jardineiro também me atende prontamente.
- O meu preço é um dos melhores.
- Não, muito obrigado! O preço do meu jardineiro é muito bom.
Desligando o telefone, o executivo lhe disse:
- Meu rapaz, você perdeu um cliente.
- Nada disso – respondeu o garoto, com um leve sorriso. - Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava medindo o quanto ela estava satisfeita. Duas vezes por ano, eu faço isso.
JOGO RÁPIDO
O que você aprendeu com o jardineiro?

3. A lição da costureira

Uma cliente atende a ligação de sua costureira, que está lhe pedindo para dar uma passadinha no ateliê e tirar as medidas para um novo vestido. Diz:
- Zélia, não vai dar. Tenho pressa desse vestido, mas estou sem a mínima condição de passar aí.
- Mas como vou fazer um vestido sem tirar as medidas? – responde a costureira.
- Pode usar as medidas que você tirou para o último vestido. Ainda não tem um ano. – negocia a cliente.
- Isso eu não posso fazer, D. Márcia – volta a costureira.
- O que foi, Zélia? Você não confia nas suas medidas? – insiste a cliente.
- Nelas eu acredito. Eu não confio é no seu corpo.
JOGO RÁPIDO
O que você aprendeu com a costureira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário