domingo, 13 de dezembro de 2009

Gincana Ecológica

Objetivos:
• Proporcionar oportunidade aos alunos de expor suas idéias em relação à importância da preservação e conservação do meio ambiente;
• Ressaltar a importância individual e coletiva na preservação do meio ambiente;
• Promover entretenimento por meio de atividades recreativas e artístico-cultural.
A gincana será organizada de forma que, cada turma será dividida em duas equipes, que se identificarão com um nome escolhido por cada uma.
Uma tabela de pontos será organizada para as tarefas das equipes.
As equipes também ganharão pontos pela organização e participação, de acordo o regulamento. Este deve ser elaborado para conhecimento prévio dos participantes.
O regulamento deve conter também, as normas sobre perdas de pontos, critérios de desempate e requisitos para a premiação.
Vencerá a equipe que tiver a melhor pontuação.
Apresentação do resultado da gincana para as todas as turmas através de um painel com fotos registradas durante as tarefas.
Sugestão de tarefa (uma ou mais em cada dia):

• Conversa para apresentação da gincana; Compartilhar objetivos e resultado final;
• Cada equipe deverá fazer um cartaz contendo uma frase e desenho alusivo ao meio ambiente, apresentá-lo e fixá-lo na parede da sala;
• Cantar uma música que retrate o meio ambiente;
• Declamar uma poesia que retrate o meio ambiente;
• Trazer cinco objetos feitos de material reciclável (sucata) e comentar a importância do reaproveitamento de materiais para a preservação da natureza;
• Confeccionar em sala objetos de sucata;
• Dramatizar um texto que aborde um ou mais problema ambiental;
• Parodiar um poema e apresentar;
• Fazer o plantio de novas plantas e preservar as já existentes em torno da escola;
• Montar um quebra-cabeça. Cada equipe receberá um envelope contendo as partes do quebra-cabeça que deverá montá-lo e explicá-lo;
• Escrever nomes de plantas que nos fornece alimentos;
• Confecção de lixeiras seletivas para salas, pátios e refeitório(pode ser utilizados garrafões de água mineral);
• Colocar dentro de uma caixa cartões contendo ordens a serem cumpridas. A cada dia as equipes retiram um e realiza o que está sendo pedido.

"Não sou meio, sou todo ambiente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário