domingo, 13 de dezembro de 2009

A escola conta a sua experiência...

O Colégio Profª Nice Públio conta a experiência de como sensibilizou seus alunos sobre o tema “Todos pela ética e cidadania: como posso contribuir para uma sociedade melhor?”

1ª aula: RECONHECENDO O QUE É ÉTICA E CIDADANIA
“Vocês sabem o que ética? O que é ser um cidadão? Como vocês podem colaborar para a construção de um mundo melhor e mais justo?” A turma foi dividida em equipes para a realização da dinâmica do STOP, distribuindo-lhes dicionário, que ao solicitar-lhes que pesquise o significado da palavra ética e cidadania, que ao encontrar deverá gritar “Stop” marcando ponto para a equipe. Em seguida, solicitou que completassem as frases: O que você faria se...
• Estivesse andando pela calçada e uma pessoa esbarrasse em você sem querer e não pedisse desculpas?
• Estivesse em casa assistindo o seu programa de TV favorito e seu irmão quisesse assistir a outro canal?
• Visse uma criança da sua escola batendo em outra menor, que não tem como se defender?
Discussão e comparação das opiniões.
2ª aula: VENDO A CIDADANIA DE FORMA POÉTICA
Iniciou a aula lendo o poema “Cidadania é quando...”, de Nílson J. Machado. Em seguida, fez-se a ilustração do texto, complementando a frase: “Cidadania é quando...” para montagem de um mural.
“...Não gasto à toa
Água tão boa
Pra se beber
[...]
...Torço bastante
Para meu time
Do coração
Ser campeão”
[...]

3ª aula: SABENDO MAIS SOBRE CIDADANIA
Promoveu uma conversa sobre cidadania, levantando a discussão sobre o respeito aos símbolos nacionais como um ato de cidadania. Hasteamento da Bandeira Nacional pela turma. Produção de um acróstico “Cidadania”.
4ª aula: CONHECENDO SEUS DIREITOS COMO CIDADÃOInicia a aula solicitando aos alunos que falassem sobre seus direitos, buscando atentá-los para seus direitos e deveres como cidadão do meio social que atua. Leitura fatiada de alguns itens da Declaração dos Direitos da Criança e ilustração de cada um. Fazer o levantamento do que é ser ético. Propôs à turma a criação de regras que estabeleçam ética.
5ª aula: APRENDENDO ATRAVÉS DE JOGOS E QUADRINHOSVisita ao laboratório de informática para acessar no site WWW.portalzinho.cgu.gov.br os jogos e quadrinhos referentes ao tema em estudo. No retorno à classe, fizeram recortes e colagem de cenas que demonstram ações éticas e não éticas para montagem de um mural.
6ª aula: TRABALHANDO COM A FAMÍLIALeitura na classe do texto “A prática da cidadania” e discussão sobre o mesmo. A professora solicita que levem o texto para ler em casa com a família e logo após, fazer com um membro da família, uma pesquisa “Você é um cidadão ético?”, marcando os treze pontos na loteria.
7ª aula: EXERCER CIDADANIA: UM DEVER DE TODOS
Elaboração e estudo de um gráfico com respostas importantes da pesquisa. Reflexão do texto “Exercer cidadania: um dever de todos”, de Nailda dos S. Bastos, aluna do 9º ano e 1ª colocada do 1º Concurso de Desenho e Redação da CGU. Apresentação do livro..... de , através da exploração das gravuras. Distribuição de papel ofício para a execução do desenho para participação do concurso.

Um comentário:

  1. Olá Alice e colegas da escola,
    parabéns por esta iniciativa! Os valores devem ser construidos e reforçados constantemente, e estas atividades foram muito bem planejadas! Inclui-se aqui também, fortemente, a questão da inclusão dos alunos especiais.Sucesso,
    Louise Seixas - Formadora Proinesp

    ResponderExcluir