sexta-feira, 23 de abril de 2010

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

1.TÍTULO: A caminho do Letramento

2.LOCALIZAÇÃO: Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite – Escola de Educação Inclusiva em tempo integral que atende da Educação infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental, alunos com diversas especificidades: deficientes visuais, deficientes auditivos, alunos com déficit intelectual, paralisia cerebral e distúrbio da fala, deficiência física, entre outras. A partir de 2010, com o funcionamento de uma Sala de Atendimento Especializado.

3.TEMA: Através deste plano de ação, buscaremos oportunizar aos alunos o letramento procurando fazer isso, no mais curto prazo, propiciando-lhes momentos de muita aprendizagem através do lúdico e principalmente, com a utilização dos recursos tecnológicos, envolvendo os PNNEs, em todas as atividades propostas.

4.OBJETIVOS:
Ampliar o nível de leitura e a aprendizagem dos alunos;
Promover a intertransdisciplinaridade;
Promover a participação de todos no processo de aprendizagem;
Desenvolver todos os aspectos cognitivos;
Estimular a pesquisa e o gosto pela leitura e pelos recursos tecnológicos;
Possibilitar a superação de desafios;
Facilitar a interação.

5.JUSTIFICATIVA:
Com a visão de tornar-se o centro referencial em Educação Inclusiva do Estado da Bahia, o Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite busca inserir-se em um paradigma de educação inclusiva, de acordo as Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica e com a Lei 9.394/96 (LDBEN).

Pensando assim, é que a escola tem, ainda, a missão de proporcionar condições que favoreçam uma educação crítica, reflexiva e emancipadora, garantindo ao educando a aquisição de conhecimentos, o respeito à diversidade e dignidade humana, estabelecendo práticas pedagógicas adequadas, adaptando-as, avaliando-as e relatando resultados.

Consciente de que a inclusão deve ser respeitada e as reais necessidades do alunos devem ser atendidas, é que a escola busca desenvolver essa modalidade de ensino através de ações que devem proporcionar o pleno desenvolvimento do educando, promovendo a sua emancipação, pois como afirma Teresa Mantoan (s.d.):

As escolas de qualidade são espaços educativos de construção de personalidades humanas, autônomas, críticas, espaços onde crianças e jovens aprendem a se pessoas. Nesses ambientes educativos, ensinam-se os alunos a valorizar a diferença pela convivência com seus pares, pelo exemplo dos professores, pelo ensino ministrado nas salas de aula, pelo clima socioafetivo das relações estabelecidas em toda comunidade escolar, sem tensões competitivas, mas com espírito solidário participativo. Escolas assim concebidas não excluem nenhum aluno de suas classes, de seus programas, de suas aulas, das suas atividades e do convívio escolar mais amplo. São contextos educacionais em que todos os alunos têm possibilidades de aprender, freqüentando uma mesma e única turma.

Assim para nós, elaborar este plano de ação pedagógica significa colocar em prática todos os princípios da inclusão. É poder propiciar aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem devido algum entrave, uma aprendizagem igualitária. Elaborar este plano é muito mais que estabelecer conteúdos pré-definidos, objetivos, estratégias e avaliações padronizadas.

Elaborar estratégias de intervenções significa buscar meios de envolver todos alunos da escola que apresentam déficit de leitura e aprendizagem no processo de letramento. Para tal, todos da escola serão mobilizados (funcionários em geral, pais, comunidade, etc) rumo a um caminho que poderá levá-los ao conhecimento e à aprendizagem. Com isso, estaremos quebrando todos os velhos paradigmas educacionais.
Mas, para que esse trabalho possa ser realizado investiremos em todas ferramentas possíveis (computadores com softwares, hadwares e tecnologias adaptadas, etc.), tudo isso, levando em consideração o ritmo próprio de cada um e suas reais necessidades, primando pelo progresso de seus alunos, com ou sem deficiência.

6.METODOLOGIA:
•Fazer o levantamento dos alunos que apresentam defasagem série/idade, dificuldades de aprendizagem e/ou distúrbio de aprendizagem através de ajuda da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria de Saúde, psicopedagogos, entre outros.
•Envolver todos os profissionais e pais da escola nesse trabalho, para que todos, conjuntamente possam alavancar a aprendizagem. Isso far-se-á através de palestras realizadas na escola;
•Buscar parcerias entre outras comunidades, etc.

7.RECURSOS:

7.1Infraestrutura de informática
Temos a felicidade e o privilégio de termos instalado e funcionando em nossa escola um laboratório com profissionais preparados, bem como computadores com programas para cegos e surdos. Estaremos providenciando adaptações para os alunos com dificuldades motoras.
7.2 Ferramentas computacionais
Para a realização desse trabalho contaremos com todos as ferramentas propostas nesse curso:
•símbolos PECs;
•os diversos links;
•vídeos para as palestras;
•os simuladores de teclados, o programa Dasher para os alunos com paralisia cerebral e comprometimento da fala;
•Pesquisas na Internet;
•Uso do programa DosVox para cegos;
•Acionar blogs para a interação entre os alunos, etc.

8.CRONOGRAMA
Este plano será executado no decorrer de todo o ano letivo, mas sempre será refletido e reformulado quando necessário.

9.ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS
Acreditamos que este plano trará grandes avanços no desenvolvimento dos alunos, uma vez que esta medida utilizará recursos pedagógicos focados na ludicidade e nas tecnologias assistivas e promoverá a integração de todos no processo ensino e aprendizagem.
Os resultados serão monitorados através de fichas de acompanhamento individual do aluno, onde o professor anotará o progresso e as dificuldades dos alunos para as devidas intervenções. Será feito um canal de escuta para que possamos ouvir suas opiniões a respeito de suas reais necessidades e para que melhorias sejam feitas, pois a escola tem como foco a aprendizagem do aluno.

2 comentários:

  1. Alice, você é uma pessoa que em tudo que faz, faz com excelência. Sua postura de educadora dinâmica e atuante nos faz felizes em te conhecer e fazer parte da sua equipe.
    Parabéns!
    O Plano de Ação Pedagógica também é um sucesso.
    Abração
    Profª Lia Leite (visite o meu blog)

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  2. Obrigada Lia pelo seu carinho!
    Devido ao curto tempo não tenho atualizado o meu blg. O pior é que esqueci a minha senha, mas vou tentar lembrar.
    Bjos

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