quinta-feira, 22 de abril de 2010

Projeto: Aprendendo Xadrez na Escola Integral

Autora do Projeto: Alice Andrade

I – APRESENTAÇÃO

O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.

Hoje, é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio, e ainda é capaz de mostrar consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.

O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e Matemática. Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.

Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:

1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10. A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Pensando em fortalecer o xadrez que já vem sendo desenvolvido no Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite e após compreender a importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar no mundo e no Brasil, é que elaboramos este projeto “Aprendendo xadrez na escola” para ser trabalhado de maneira significativa.


II - JUSTIFICATIVA

O projeto “Aprendendo xadrez na escola” surgiu da experiência vivenciada durante o ano de 2009, na implantação da escola em tempo integral, desenvolvido como uma modalidade esportiva e a partir dos conhecimentos importantes que foram adquiridos sobre esse jogo. Conhecimentos esses que justificam a existência deste projeto por estar demonstrando que o xadrez:

 É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade;
 Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado;
 Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc.; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo;
 Estimula a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe;
 Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo;
 Proporciona prazer em seu estudo e prática;
 Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais;
 Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

Assim, visto que a presença do xadrez hoje no Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite é uma realidade e por acreditar nas propostas que vem sido colocadas é que se fez necessário a elaboração e implementação deste projeto


III – OBJETIVOS

Objetivo geral:
Proporcionar aos alunos do Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, democratizando este jogo no seu cotidiano.
Objetivos específicos:
 Estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas;
 Criar um intercâmbio entre as escolas integrais;
 Oferecer aos alunos uma opção de atividades extraclasse;
 Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material necessário para evoluir na sua aprendizagem;
 Incentivar a prática do xadrez e preparar os alunos para participar, de forma saudável, de competições internas e externas;
 Educar através da ética enxadrística.
IV - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
 Aulas expositivas (teórica);
 Resolução de situações problemas reais artísticos;
 Aulas práticas;
 Xadrez humano;
 Torneios Internos e abertos.
V - RECURSOS PEDAGÓGICOS
 Tabuleiro e peças de xadrez oficial;
 Tabuleiros de xadrez escolar;
 Quadro papel, pincel e papel;
 Material didático para o xadrez humano.

VI - TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO

Todo ano letivo


VII - PROGRAMA ANUAL

1 - Histórico.
2 - Objetivo pedagógico do jogo.
3 - O tabuleiro:
 Divisão
 Nomenclatura das casas
4 - As peças:
 Nome das peças e suas posições no tabuleiro
 As peças e seus movimentos
 O valor das peças
 Os três movimentos especiais
 O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
 Como eliminar as peças adversárias
5 - O xeque e o xeque-mate:
 Objetivo principal do jogo (o xeque-mate)
 Xeque a descoberto
 Empate por afogamento
 O xeque contínuo
 Abandono de partida
6 - A ética enxadrística:
 Normas de conduta esportiva
 Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
 Coordenação motora no manuseio das peças.
7 - O jogo de xadrez:
 Noções básicas do jogo de xadrez
 Como iniciar uma partida
 Abertura, jogo médio e final
 Planos de jogo
 Técnicas enxadrísticas
 Saída com as brancas e com as pretas
 Partidas instrutivas
 Miniaturas
 Exercícios diversos com jogadas a resolver
 Partidas memoráveis.
8 - Participações em torneios e campeonatos:
 Jogos internos na própria escola
 Torneios abertos
 Torneios pela internet.
9 – Avaliação:
 Trabalhos individuais e em grupos
 Resultados em torneios e campeonatos.


VIII - BIBLIOGRAFIA

FISCHER, J. Como é fácil aprender xadrez- Porto Alegre - Rigel, 1991
LASKER, Edward. A aventura do xadrez - São Paulo: Ibrasa, 1962
REMFELD, Fred. Xeque-mate - o raciocínio em xeque - São Paulo, 1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário