Autora do Projeto: Alice Andrade
I – APRESENTAÇÃO
O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
Hoje, é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio, e ainda é capaz de mostrar consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e Matemática. Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10. A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Pensando em fortalecer o xadrez que já vem sendo desenvolvido no Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite e após compreender a importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar no mundo e no Brasil, é que elaboramos este projeto “Aprendendo xadrez na escola” para ser trabalhado de maneira significativa.
II - JUSTIFICATIVA
O projeto “Aprendendo xadrez na escola” surgiu da experiência vivenciada durante o ano de 2009, na implantação da escola em tempo integral, desenvolvido como uma modalidade esportiva e a partir dos conhecimentos importantes que foram adquiridos sobre esse jogo. Conhecimentos esses que justificam a existência deste projeto por estar demonstrando que o xadrez:
É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade;
Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado;
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc.; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo;
Estimula a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe;
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo;
Proporciona prazer em seu estudo e prática;
Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais;
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
Assim, visto que a presença do xadrez hoje no Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite é uma realidade e por acreditar nas propostas que vem sido colocadas é que se fez necessário a elaboração e implementação deste projeto
III – OBJETIVOS
Objetivo geral:
Proporcionar aos alunos do Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, democratizando este jogo no seu cotidiano.
Objetivos específicos:
Estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas;
Criar um intercâmbio entre as escolas integrais;
Oferecer aos alunos uma opção de atividades extraclasse;
Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material necessário para evoluir na sua aprendizagem;
Incentivar a prática do xadrez e preparar os alunos para participar, de forma saudável, de competições internas e externas;
Educar através da ética enxadrística.
IV - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas (teórica);
Resolução de situações problemas reais artísticos;
Aulas práticas;
Xadrez humano;
Torneios Internos e abertos.
V - RECURSOS PEDAGÓGICOS
Tabuleiro e peças de xadrez oficial;
Tabuleiros de xadrez escolar;
Quadro papel, pincel e papel;
Material didático para o xadrez humano.
VI - TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
Todo ano letivo
VII - PROGRAMA ANUAL
1 - Histórico.
2 - Objetivo pedagógico do jogo.
3 - O tabuleiro:
Divisão
Nomenclatura das casas
4 - As peças:
Nome das peças e suas posições no tabuleiro
As peças e seus movimentos
O valor das peças
Os três movimentos especiais
O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
Como eliminar as peças adversárias
5 - O xeque e o xeque-mate:
Objetivo principal do jogo (o xeque-mate)
Xeque a descoberto
Empate por afogamento
O xeque contínuo
Abandono de partida
6 - A ética enxadrística:
Normas de conduta esportiva
Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
Coordenação motora no manuseio das peças.
7 - O jogo de xadrez:
Noções básicas do jogo de xadrez
Como iniciar uma partida
Abertura, jogo médio e final
Planos de jogo
Técnicas enxadrísticas
Saída com as brancas e com as pretas
Partidas instrutivas
Miniaturas
Exercícios diversos com jogadas a resolver
Partidas memoráveis.
8 - Participações em torneios e campeonatos:
Jogos internos na própria escola
Torneios abertos
Torneios pela internet.
9 – Avaliação:
Trabalhos individuais e em grupos
Resultados em torneios e campeonatos.
VIII - BIBLIOGRAFIA
FISCHER, J. Como é fácil aprender xadrez- Porto Alegre - Rigel, 1991
LASKER, Edward. A aventura do xadrez - São Paulo: Ibrasa, 1962
REMFELD, Fred. Xeque-mate - o raciocínio em xeque - São Paulo, 1973
quinta-feira, 22 de abril de 2010
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