quinta-feira, 29 de abril de 2010

Projeto de Ação: Minimercado

Justificativa:
Sabe-se que a escola deve ser um meio que propicia ao aluno vivenciar situações semelhantes à vida diária, que o favoreça na resolução de situações-problemas e o fortaleça nas relações inter-pessoais, preparando-o para a vida em sociedade e tornando-o um cidadão qualificado para o mundo globalizado.
Pensando assim e no intuito de se tornar as atividades pedagógicas mais significativas para os educandos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental do Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite é que se faz necessário, através da execução do Projeto Minimercado, propiciar condições que possam favorecer a compreensão de conceitos e operações matemáticas, bem com a dramatização de situações cotidianas da vida do aluno, de forma interdisciplinar e contextualizada, considerando seus conhecimentos prévios.

Objetivos:
•Desenvolver conceitos de modo criativo, lúdico e interativo, vivenciando situações do mundo real e imaginário;
•Aprender a comprar e vender produtos;
•Reconhecer e identificar o dinheiro brasileiro (cédulas e moedas);
•Aprender a pagar, dar troco e conferir se o troco está correto;
•Aprender a calcular o que pode comprar com o dinheiro que tem e a economizar nas compras;
•Aprender a verificar prazos de validade, conferir preços e calcular as quantidades
exigidas, tendo que lidar com o dinheiro disposto;
.Trabalhar as operações matemáticas, orientação espacial, quantidades, dúzia e dezena;
•Conhecer e elaborar gráficos;
•Enfatizar os hábitos de higiene e alimentação saudáveis e os importantes valores
necessários para a vida em sociedade;
•Promover a sociabilidade e exercer a cidadania;
•Trabalhar a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.

Ações:
Através das ações vividas e do diálogo desafiador, o professor pode trabalhar cálculos, representações matemáticas, dúzia, medidas (litro, quilo), listas de compras e sistema monetário. Além disso, o professor deve incluir assuntos de outras áreas do conhecimento, como ética, direitos do consumidor, higiene, alimentação, expressão escrita e oral, entre outros.
1º passo - Como montar o minimercado:
1.Solicitar aos alunos, demais professores e funcionários que levem para a escola embalagens vazias de produtos que são vendidos no supermercado, como por exemplo: sabão em pó, biscoitos, margarina, detergente, desinfetante, leite (em caixa), refrigerante, entre vários outros produtos.
2.Fazer uma pesquisa de preço nos mercadinhos da comunidade, onde poderá encontrar preços variados, o que pode gerar muita discussão como o mais caro e o mais barato. Assim, poderá montar dois minimercados, um com os produtos mais baratos e outro com os produtos mais caros, para que se possa fazer a comparação das compras.
3.Arrumar, juntamente com os alunos, os produtos em prateleiras, agrupando os produtos por seções: Seção de Produtos de Limpeza; Seção de Gêneros Alimentícios: Massas: Pães, bolos, biscoitos e outros; Seção de Laticínios: Leite, queijo, manteiga, margarina, requeijão e outros; Seção de Utensílios do Lar: Copos, talheres, xícaras, entre outros.
4.Etiquetar as mercadorias de acordo os preços pesquisados
5.Confeccionar uma caixa registradora e colocar dentro dela cédulas em miniatura e moedas, escolhendo, se possível, aluno para ser “cobrador”.

2º Passo - Realização das compras e vendas e atividades relacionadas:
O professor deve dividir a turma em pequenos grupos, atribuindo uma tarefa. Ao término das compras e vendas, o ideal é que o professor sintetize as observações feitas pela turma, problematizando-as e registrando-as.
Sugestão de encaminhamento:
Quem foi o freguês?
O que comprou? Quanto custou cada mercadoria comprada?
Qual a quantidade de cada produto comprado?
Quanto o freguês apresentou de dinheiro para pagar a compra?
Houve troco ou não? Houve algum erro de cálculo?
Que operação precisa ser feita para saber isso?
O dinheiro foi suficiente para comprar tudo o que o freguês escolheu?
Que operação devemos fazer para saber quanto o freguês gastou?
Observando o minimercado e as compras, responda:
Quantos grupos vocês fizeram?
Quantos alunos em cada grupo?
Em quanto tempo vocês fizeram as compras?
Quantos itens havia em sua lista?
Quantos itens vocês conseguiram comprar?
Quantos itens não compraram? Por quê?
Que itens eram registrados em quilos?
Que itens eram registrados em gramas?
Havia itens com outras medidas? Quais?
O que você comprou com menos de 1 quilo?
O que você comprou com menos de 1 litro?
O que você comprou em dúzias? Quantas?
O que você comprou em pacotes?
Responsáveis pela elaboração do projeto: Maria Alice Santos Andrade (profª articuladora) e Marinalva Coqueiro Andrade (professora do 5º ano do Ensino Fundamental).

Avaliação:
A avaliação deve ser processual e contínua onde o professor acompanhará o desenvolvimento e desempenho dos alunos, observando o interesse, a participação individual e de grupo na execução das atividades propostas.
É importante que a avaliação final seja feita coletivamente, mas o professor deve ter clareza dos aspectos matemáticos que se deseja priorizar e verificar se os alunos aprenderam os conceitos ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário