Justificativa:
Sabe-se que a escola deve ser um meio que propicia ao aluno vivenciar situações semelhantes à vida diária, que o favoreça na resolução de situações-problemas e o fortaleça nas relações inter-pessoais, preparando-o para a vida em sociedade e tornando-o um cidadão qualificado para o mundo globalizado.
Pensando assim e no intuito de se tornar as atividades pedagógicas mais significativas para os educandos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental do Colégio Profª Nice Públio da Silva Leite é que se faz necessário, através da execução do Projeto Minimercado, propiciar condições que possam favorecer a compreensão de conceitos e operações matemáticas, bem com a dramatização de situações cotidianas da vida do aluno, de forma interdisciplinar e contextualizada, considerando seus conhecimentos prévios.
Objetivos:
•Desenvolver conceitos de modo criativo, lúdico e interativo, vivenciando situações do mundo real e imaginário;
•Aprender a comprar e vender produtos;
•Reconhecer e identificar o dinheiro brasileiro (cédulas e moedas);
•Aprender a pagar, dar troco e conferir se o troco está correto;
•Aprender a calcular o que pode comprar com o dinheiro que tem e a economizar nas compras;
•Aprender a verificar prazos de validade, conferir preços e calcular as quantidades
exigidas, tendo que lidar com o dinheiro disposto;
.Trabalhar as operações matemáticas, orientação espacial, quantidades, dúzia e dezena;
•Conhecer e elaborar gráficos;
•Enfatizar os hábitos de higiene e alimentação saudáveis e os importantes valores
necessários para a vida em sociedade;
•Promover a sociabilidade e exercer a cidadania;
•Trabalhar a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.
Ações:
Através das ações vividas e do diálogo desafiador, o professor pode trabalhar cálculos, representações matemáticas, dúzia, medidas (litro, quilo), listas de compras e sistema monetário. Além disso, o professor deve incluir assuntos de outras áreas do conhecimento, como ética, direitos do consumidor, higiene, alimentação, expressão escrita e oral, entre outros.
1º passo - Como montar o minimercado:
1.Solicitar aos alunos, demais professores e funcionários que levem para a escola embalagens vazias de produtos que são vendidos no supermercado, como por exemplo: sabão em pó, biscoitos, margarina, detergente, desinfetante, leite (em caixa), refrigerante, entre vários outros produtos.
2.Fazer uma pesquisa de preço nos mercadinhos da comunidade, onde poderá encontrar preços variados, o que pode gerar muita discussão como o mais caro e o mais barato. Assim, poderá montar dois minimercados, um com os produtos mais baratos e outro com os produtos mais caros, para que se possa fazer a comparação das compras.
3.Arrumar, juntamente com os alunos, os produtos em prateleiras, agrupando os produtos por seções: Seção de Produtos de Limpeza; Seção de Gêneros Alimentícios: Massas: Pães, bolos, biscoitos e outros; Seção de Laticínios: Leite, queijo, manteiga, margarina, requeijão e outros; Seção de Utensílios do Lar: Copos, talheres, xícaras, entre outros.
4.Etiquetar as mercadorias de acordo os preços pesquisados
5.Confeccionar uma caixa registradora e colocar dentro dela cédulas em miniatura e moedas, escolhendo, se possível, aluno para ser “cobrador”.
2º Passo - Realização das compras e vendas e atividades relacionadas:
O professor deve dividir a turma em pequenos grupos, atribuindo uma tarefa. Ao término das compras e vendas, o ideal é que o professor sintetize as observações feitas pela turma, problematizando-as e registrando-as.
Sugestão de encaminhamento:
Quem foi o freguês?
O que comprou? Quanto custou cada mercadoria comprada?
Qual a quantidade de cada produto comprado?
Quanto o freguês apresentou de dinheiro para pagar a compra?
Houve troco ou não? Houve algum erro de cálculo?
Que operação precisa ser feita para saber isso?
O dinheiro foi suficiente para comprar tudo o que o freguês escolheu?
Que operação devemos fazer para saber quanto o freguês gastou?
Observando o minimercado e as compras, responda:
Quantos grupos vocês fizeram?
Quantos alunos em cada grupo?
Em quanto tempo vocês fizeram as compras?
Quantos itens havia em sua lista?
Quantos itens vocês conseguiram comprar?
Quantos itens não compraram? Por quê?
Que itens eram registrados em quilos?
Que itens eram registrados em gramas?
Havia itens com outras medidas? Quais?
O que você comprou com menos de 1 quilo?
O que você comprou com menos de 1 litro?
O que você comprou em dúzias? Quantas?
O que você comprou em pacotes?
Responsáveis pela elaboração do projeto: Maria Alice Santos Andrade (profª articuladora) e Marinalva Coqueiro Andrade (professora do 5º ano do Ensino Fundamental).
Avaliação:
A avaliação deve ser processual e contínua onde o professor acompanhará o desenvolvimento e desempenho dos alunos, observando o interesse, a participação individual e de grupo na execução das atividades propostas.
É importante que a avaliação final seja feita coletivamente, mas o professor deve ter clareza dos aspectos matemáticos que se deseja priorizar e verificar se os alunos aprenderam os conceitos ou não.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário